29 de out. de 2013

ARTIGO PUBLICADO EM 2012


A POSE FOTOGRÁFICA EM TRÊS MOMENTOS DE KÔ: O RETRATO FOTOGRÁFICO COMO REPRESENTAÇÃO DO TEMPO NO OLHAR DE HARUO OHARA

Resumo: O objetivo deste artigo é promover um debate sobre o retrato em sua condição de memória compartilhada. Tomam-se com referência para o presente estudo, três retratos de Kô Sanada realizados por Haruo Ohara entre os anos de 1940-1973. Nestas imagens evidencia-se a construção de um olhar sobre o corpo e o tempo que o envolve. Propõe-se debater a arte do retrato como resultante de uma ação de cumplicidade e pesquisa entre modelo e retratista, na perspectiva de se debater a constituição de uma iconografia afetiva do tempo.


Texto publicado na Revista Travessias volume 6, número 2, primeiro semestre de 2012.


http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/5944

Nenhum comentário:

Postar um comentário