Proprietário: Cleusa Aparecida Brito – década de 1980.
Acervo: André Camargo Lopes/ projeto Clube da Fotografia
Este texto foi apresentado e publicado no XXIII Encontro da ANPUH-SP,realizado entre os dias 05 e 09 de setembro de 2016, na Unesp de Assis. Reuniram-se nos grupos de estudos, historiadores, pesquisadores e estudantes de São Paulo e de diversos estados brasileiros, bem como professores, de escolas de ensino fundamental e médio. Os trabalhos pretendia responder ao problema da temática estabelecida: História: por quê e para quem?
Santa na foto: o trânsito entre a tradição oral e a Igreja na construção da devoção a
imagem de Nossa Senhora Aparecida
O presente trabalho objetiva expor a construção da devoção a Nossa Senhora Aparecida
no trânsito das apropriações entre a tradição oral e o discurso oficial da Igreja. Deste
modo a análise se desdobrará a partir da abordagem de duas fotografias realizadas entre
as décadas de 1930 e 1980, por fotógrafos da Praça Nossa Senhora Aparecida no qual a
presença de painéis narrativos promovem adequações da devoção aos discursos de
origem e do símbolo nacional. Na primeira imagem, produzida em 1980, o primeiro
elemento a ser estudado é a construção da narrativa de origem. Na segunda imagem,
produzida após a consagração da Santa como Padroeira do Brasil, são os milagres da
origem devocional, somados ao símbolo nacional que serão analisados. Em ambas as
abordagens desdobrar-se-á a inclusão dos adereços narrativos, sua origem legitimadora e
seus contextos geradores, especificamente os esforços da Igreja Católica em intervir
sobre a devoção popular a partir de sua imprensa em idos de 1900 – especificamente em
1904 (quando da coroação) e em 1930 (consagrada Padroeira do Brasil). A análise se fecha
com a definição de uma visualidade da Santa no imaginário devocional a partir das
fotografias de Robin & Favreau (1869) e André Bonotti (1924). Consolidação esta,
amplamente popularizada Imagem por impressos originários do trabalho destes
fotógrafos, estabelecendo no imaginário popular as bases visuais de um conjunto de
narrativas orais, compiladas pelos missionários católicos entre os séculos XVIII e XIX,
que constituíram o universo devocional de Aparecida.
Link do sumário: http://www.encontro2016.sp.anpuh.org/site/anaiscomplementares
link do artigo: http://www.encontro2016.sp.anpuh.org/resources/anais/48/1462548314_ARQUIVO_ASANTANAFOTO.pdf
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