Um envelope.
Material obsoleto, muitas vezes descartado em analises culturais.
Um envelope.
Pode nos trazer muitas
informações sobre aquilo que buscamos.
E pesquisar é perguntar, para si e para o outro.: O que queremos?
Dona Iraci Rossafa Tavares, com seu envelope e muita cordialidade nos respondeu.
Um envelope datado - com o nome completo da entrevistada, o endereço onde vivia no período. Tudo soma-se ao seu depoimento, uma vida de deslocamentos.
"Foto Estrela
Rua Maranhão, 331
Centro - Londrina - PR
CEP 86010-904 - Fone (43) 322-2427"
Sobre o tempo, Dona Iraci não fala sozinha. Outros elementos, funcionam como interlocutores, dizem sobre a cidade. Sobre a fotografia. A mercadoria. O estúdio. O laboratório responsável. Procedimentos de serviço. Códigos. Número de poses. Valores em moeda de época.
Um envelope é um manual.
Assim como uma bula. Trás indicações técnicas para o bom uso da câmera.
Em seu interior.
Ali, o milagre da imagem. Um riquíssimo material
visual. Imigração. Migração. Identidade.
Tudo.
Em um envelope.
Um envelope em meio a tantas outras coisas no interior de um quarto. No interior de uma modesta residência no Jardim São Jorge na região Norte
de Londrina.
O conjunto de "memória fotográfica" trás um mosaico de recordações que
se confundem no tempo, os personagens registrado e "redesenhados" pela narrativa de
Dona Iraci, remetem a origens.
Um Espanha distante.
Uma Espanha que ouviu falar.
Todos os "personagens" vistos, reconstruídos, vivem nas falas de períodos que se contradizem. É o tempo que
consome a distância entre o lembrar e o vivido. Neste caso e em muitos dos
retratos apresentados, indiretamente.
São os elementos
simbólicos os que mais se despontam no rememorar de Dona Iraci.
A
cadeira de madeira usada para costura de sua bisavó.
A máquina de fotografia de
se esconder atrás de um pano preto.
A tia bagunceira.
São elementos que a
ajudam a compreender as memórias que resistem ao tempo, acompanhando o seu
tempo de vida e transitando como a própria indica por sua família.
Uma memória
herdada, como deixa a entender (o que está diretamente
relacionado a ela do material que foi apresentado são seus dois retratos de
busto realizados em 1952 na região de norte do Paraná).
Em sua fala, a
palavra recordação é constante, assim como os personagens e os locais são
lembrados mesmo que indiretamente e com datas confusas, revelando uma
proximidade afetiva com as imagens. Esta proximidade afetiva que revela a
intencionalidade do conservar, do guardar a imagem como registro de uma
identidade familiar, mapeada visualmente em seu trajeto da Espanha pelo Brasil.
Proprietária: Iraci Rossafa Tavares
Fonte: Acervo André Camargo Lopes/ Clube da Fotografia.
Levantamento: 2010
Autoras do levantamento: Ana Caroline e Denise Cristina.
Proprietária: Iraci Rossafa Tavares
Fonte: Acervo André Camargo Lopes/ Clube da Fotografia.
Levantamento: 2010
Autoras do levantamento: Ana Caroline e Denise Cristina.
Proprietária: Iraci Rossafa Tavares
Fonte: Acervo André Camargo Lopes/ Clube da Fotografia.
Levantamento: 2010
Autoras do levantamento: Ana Caroline e Denise Cristina.
Proprietária: Iraci Rossafa Tavares
Fonte: Acervo André Camargo Lopes/ Clube da Fotografia.
Levantamento: 2010
Autoras do levantamento: Ana Caroline e Denise Cristina.
Proprietária: Iraci Rossafa Tavares
Fonte: Acervo André Camargo Lopes/ Clube da Fotografia.
Levantamento: 2010
Autoras do levantamento: Ana Caroline e Denise Cristina.
Proprietária: Iraci Rossafa Tavares
Fonte: Acervo André Camargo Lopes/ Clube da Fotografia.
Levantamento: 2010
Autoras do levantamento: Ana Caroline e Denise Cristina.
Proprietária: Iraci Rossafa Tavares
Fonte: Acervo André Camargo Lopes/ Clube da Fotografia.
Levantamento: 2010
Autoras do levantamento: Ana Caroline e Denise Cristina.
Proprietária: Iraci Rossafa Tavares
Fonte: Acervo André Camargo Lopes/ Clube da Fotografia.
Levantamento: 2010
Autoras do levantamento: Ana Caroline e Denise Cristina.
Proprietária: Iraci Rossafa Tavares
Fonte: Acervo André Camargo Lopes/ Clube da Fotografia.
Levantamento: 2010
Autoras do levantamento: Ana Caroline e Denise Cristina.
O levantamento, realizado
apresentou fotografias e pode ser dividido em 10 grupos:
- Retrato de busto: 3 imagens;
- Retrato de crianças em estúdio: 1 imagem;
- Retratos de crianças em lócus: 1 imagem;
- Retrato de rua: 1 imagem;
- Retrato em residência: 1 imagem;
- Retrato de temática religiosa em rua: 1 imagem;
- Panorâmica de cidade: 1 imagem;
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